Biografia Completa

UMA VIDA COM MUITOS CAMINHOS !!!

Vídeo biográfico de Emílio Figueira, mostrando em suas entrelinhas, o quanto a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência pode lhes proporcionar o pleno desenvolvimento no ensino e na vida, atingindo lugares inimagináveis por meio do conhecimento!


Considerado um multiprofissional, Emílio Figueira, nasceu em uma romântica noite em setembro de 1969.

Por falta de oxigenação no cérebro durante o parto, ficou com paralisia cerebral, problemas de coordenação motora e na fala.

Foram longos e intensos tratamentos durante a década de 1970 na Associação de Assistência à Criança Deficiente, a AACD, em uma época onde pessoas com deficiência eram mantidas isoladas do convívio social.

Porém, no início da década seguinte, um grupo muito grande dessas pessoas resolveu “derrubar esses muros” e sair para conquistar espaços na sociedade. E Emílio foi um deles, lançando-se na vida em busca de muitas possibilidades…

Desde muito cedo, teve uma queda muito grande pelas artes, produzindo entre os 2 e 5 anos de idade, inúmeros desenhos e pinturas. Alfabetizado aos 5 anos, aos 7 já escrevia seus primeiros poemas e contos.

Aos 11, saia da casa de meus pais em São Paulo, indo morar com seus avós maternos em uma pequena cidade do interior paulista, que foi fundamental para a formação de sua personalidade, inclusão escolar e social.

Um ano depois já escrevia reportagens para a “Folha de Guaraçaí”. Aos 16, fazia o jornal praticamente sozinho, além de colaborar com outras publicações e rádios da região. E, aos 18, formou-se em jornalismo técnico.



PSICÓLOGO E CIENTISTA

Aos 19 anos, mudou-se para Bauru, chegando a ser chefe-de-redação de um grupo jornalístico que editava três jornais.

Em 1993 foi convidado a escrever um livro sobre a história do Centrinho, o Hospital de Reabilitação de Anomalia Craniofaciais da USP/Bauru.

Ali como bolsista desenvolveu uma paixão muito grande pela pesquisa, principalmente na área das deficiências. Em sete anos de hospital, escreveu cinco monografias de especializações e publicou trinta artigos científicos em revistas especializadas no Brasil e exterior.

Desejando se preparar mais para novos desafios, as 33 anos, Emílio voltou a estudar como um novo desafio: chegar ao grau de cientista. Bacharelou-se em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração – USC/Bauru.

Voltou para São Paulo, fazendo mestrado em Inclusão Escolar pela FTC de Salvador/BA.

Estudando e escrevendo artigos psicanalíticos, ingressou na Sociedade Internacional de Psicanálise, concluindo em 2009 sua tese de Doutorado Profissional sobre pessoas da meia-idade e seus novos vazios sentimentais e sociais como desafios clínicos.

Completando sua formação para entender melhor os comportamentos humanos, em 2012, Emílio bacharelou-se em Teologia pela Faculdade de Ensino Teológico de São Paulo. Três anos depois, doutorou-se novamente, desenvolvendo a tese “Teologia da Inclusão – A trajetória das pessoas com deficiência na história do Cristianismo”, publicada em livro.

Como pesquisador, continua pesquisando e escrevendo, passando de 90 artigos científicos publicados no Brasil e em oito países.



PROFESSOR E CONFERENCISTA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Tornou-se professor de diversas disciplinas no sistema de educação a distancia em algumas universidades brasileiras.

Convidado para palestras, Emílio tem viajado por todo o país, sempre falando em escolas, universidades, instituições, seminários e congressos para muitas plateias, o que já o levou a escrever mais de 25 livros sobre Educação Inclusiva.

Criou um treinamento online gratuito para professores, onde sozinho já ajudou a formar mais de 22 mil professores no Brasil e exterior, sendo grande parte da região norte e nordeste do país.



O ESCRITOR E ARTISTA

Foi aos 16 anos que publicou o seu primeiro livro com 56 poesias românticas, que teve duas edições vendidas em três meses. Em 2016, comemorou-se os 30 anos da obra com o lançamento do filme-documentário “Noites Guaraçaienses – O Nascimento De Um Poeta”.

Ao todo já escreveu mais de 130 livros, sendo que 40 originais foram queimados por ele, considerando-os que foram apenas um exercício de estilo e ritmo de escrita.

Como dramaturgo, escreve peças para o teatro, roteiros para cinema e televisão, ganhando um concurso internacional de Dramaturgia em 2000.

Sempre fez inúmeros cursos de artes plásticas, literatura e música, história da arte e história da música além de pintar alguns quadros.

Acumulando dezenove prêmios, principalmente como escritor e dramaturgo, Figueira passa da marca de 70 títulos publicados.

E, continuando fazer da escrita uma prática diária, diz ainda ter muitos projetos, objetivos pessoais e profissionais e muitas ideias para escrever na ciência, na literatura, no teatro e no cinema, sempre trilhando por muitos caminhos!


ACESSE O CURRÍCULO LATTES COMPLETO

PRÊMIOS E HOMENAGENS



2019 – Moção de Cogratulações no. 0002/2019 – Câmara Municipal de Guaraçaí – SP
2017 – FINALISTA do VI Prêmio Ações Inclusivas Para Pessoas Com Deficiência do Governo do Estado De São Paulo, pelo curso “Conversando Sobre Educação Inclusiva”.
2013 – Título de Cidadão Guaraçaiense – Câmara Municipal de Guaraçaí – SP
2011 – Prêmio Sentidos – Categoria Literatura – São Paulo/SP.
2005 – Cartão de Prata, EMEF Valeriano Fonseca – Guaraçai/SP.
2000 – O Autor é Você!, Revista Eletrônica Interpalco.
2000 – V Concurso Internacional Literário de Primavera, Concurso Internacional – SP.
1997 – Título de Sócio Benemérito, Soc. Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal.
1997 – Troféu São Francisco de Assis, Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais – Bauru/SP.
1995 – II Show de Talentos Especiais de Maringá, Associação de Apoio ao Fissurado Lábio-Palatal – AFIM.
1994 – Troféu A/RAMPA, Associação Regional de Deficientes – A/RAMPA – Caxias do Sul/RS.
1992 – Menção Honrosa, Associação Regional de Deficientes – A/RAMPA – Caxias do Sul/RS.
1992 – Diploma Destaque Press, Universidade de São Paulo – Campus Administrativo de Bauru.
1992 – Menção de Aplausos, Câmara Municipal de Bauru.
1990 – Dia do Poeta, HPRLLP/SP.
1989 – Premio Camisa 10, Bauru Atlético Clube – BAC.
1986 – Título de Representante Comunitário, Congresso Nacional Câmara dos Deputados.
1986 – Cartão de Prata, Projeto Viver, Arte e Cultura – Divisão Regional de Ensino – Araçatuba.
1986 – Cartão de Prata, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Andradina/SP.