O PSICÓLOGO COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 


A Psicologia é um campo de muitas possibilidades. E uma delas é atuar junto aos profissionais envolvidos em atividades educacionais (professores, diretores, coordenadores, educadores) oferecendo contribuições da Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem, Ensino, Social, para melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem.

Além do processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano particularmente, algumas das temáticas de atuação dentro da Psicologia Escolar são a escolarização em todos os seus níveis, inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica, história da Psicologia Escolar, formação continuada de professores, entre outras. 

Hoje, muitos de nós psicólogos, membros de uma equipe escolar ou não, estamos sendo chamados para auxiliar professores com alunos inclusivos. Tenho recebido inúmeras mensagens de colegas perguntando-me: Qual o papel e as mediações que um psicólogo deve exercer neste processo de Educação Inclusiva?

São várias possibilidades de mediações.  Inclusive, as inseguranças dos professores, acredito como sempre que a raiz do problema é a falta de informações claras e objetivas. O caminho para sanar tais inseguranças será promovendo encontros e/ou treinamentos de formação e discussões em que sejam apresentadas as novas concepções sobre a inclusão, que falam, sobretudo, das possibilidades de aprendizagem.

O psicólogo pode contribuir muito para a educação, mas como bem sabemos nem todas as escolas (principalmente as públicas) contam com um psicólogo atualmente. Esse fato que vem sendo tema recorrente de discussões políticas e acadêmicas tem origens históricas, quando a profissão de psicólogo surgiu no Brasil por razões educacionais. Os primeiros laboratórios de Psicologia no Brasil foram criados por pedagogos nas Escolas Normais com fins de pesquisas em Psicologia Educacional no começo do século XX.

As possibilidades de atuação do Psicólogo no meio escolar são diversas, levando em conta teorias a respeito do desenvolvimento humano, a escola como instituição e todas as suas variações e evoluções.

Publicado em 28/10/2020