A IMPORTÂNCIA DOS AMIGOS NA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL


 Meus primeiros anos escolares foram isolados dentro da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. Em 1977, fui transferido para a AACD-Santana. Nessa época existia um muro interno que separava essa unidade do Colégio Buenos Aires, impedindo nós os alunos com deficiência em ter contato com os demais. Quantas vezes eu ficava olhando pelo portão de grade com cadeado as crianças correndo e brincando no pátio e não podia participar com elas. E, quando o colégio tinha alguma Data Comemorativa, o cadeado era aberto e nós, alunos da AACD, podíamos ir até lá. Mas ficávamos separados, vigiados em um canto do pátio sem poder se misturar e brincar com as demais crianças. 

Só que eu conheci os dois lados da educação. Em 1981, ao ser desligado da AACD, aos 11 anos de idade, minha família conseguiu um documento que o governo emitia na época, autorizando alunos com deficiência a ingressarem em escolas ditas normais. Mudei-me para um colégio público em uma cidade pequena, aonde moravam meus avós maternos. Na AACD, eu estava no equivalente à quarta série. Especialistas da época acharam por bem me regredir dois anos, temendo que eu não acompanhasse a classe e me matricularam na segunda série.

Esse desenvolvimento não foi só cognitivo, como também social e pessoal. Ao ser incluído na escola regular, comecei a fazer amigos. Amizades que ultrapassavam os muros escolares e eu era levado para todos os lugares por eles, participava de todas as brincadeiras e aventuras. Crescíamos juntos e descobríamos os sabores e dissabores da adolescência.

Aquele menino que na época da AACD não podia nem ter amizades com as demais crianças, agora estava totalmente incluído. Muitas coisas aprendi e superei tendo a minha deficiência e imitando meus amigos sem deficiência. Oportunidade que eu não teria se eu tivesse ficado com crianças iguais a mim na escola especial...

#pracegover – quatro rapazes abraçados e o título: A Importância Dos Amigos Na Inclusão Escolar E Social

Publicada em 16/10/2020